quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Olhares



Uma das minhas caracteristicas é ser curiosa e gostar de observar o mundo e tudo o que me rodeia.
Gosto de olhar para paisagens e principalmente para as pessoas e quando olho gosto de ver e procuro ler além do óbvio, do que parece, porque nem tudo o que parece é.
A maior parte das vezes não é.
Há pouco tempo disseram-me que o meu olhar é penetrante, e que quando olho procuro ver a essencia das coisas, e é verdade.
Eu adoro observar e muitas vezes gosto de imaginar como será essa pessoa e como será a sua vida, e faço histórias para mim.
Todos os dias faço o meu caminho para o trabalho em que ando a pé, apanho um comboio e o metro e nesse espaço de tempo , cerca de uma hora de manhã e uma hora ao fim do dia, aproveito para ler, para pensar, e para observar.
Há uma parte do trajecto de comboio que passa junto ao mar, e essa é a minha parte favorita, e depois olho as pessoas, e ultimamente vejo muitos rostos como este da foto, que espelha o olhar de que quero falar.
Vejo rostos de medo, ansiedade e apreensão.Vejo preocupação e crispação.Muito cansaço e muita tristeza.Eu própria já tive essa expressão durante muito tempo, felizmente cada vez menos.
Uma das razões , pois são imensas, é o facto da maior parte das pessoas não fazer o que gosta, o que realmente lhe dá prazer.As pessoas têm receio e acomodam-se, e são tão pessimistas.
Infelizmente vejo poucos rostos felizes, e esses quase sempre pertencem às crianças. Graças a Deus!
É preciso mudar, e as crianças têm uma papel fundamental pois têm tanto para nos ensinar.
Faz-me confusão saber que caminhamos para um futuro incerto, que não augura nada de bom.
Afinal andamos todos a correr atrás de quê? Todo o desenvolvimento tecnológico e a tão aclamada globalização, o que é que nos dão?
Penso que a Humanidade não está no caminho certo e sei que algo vai ter que mudar, para bem de todos nós.
Acho que a solução passa por desacelararmos e mudarmos as nossas atitudes e hábitos, darmos mais valor a uma vida simples e à comunhão com a Natureza.
Já viajei por muito países, pois sou agente de viagens, e neste momento só me apetece estar aqui, de preferência no campo ou junto à Praia, em locais onde o Homem ainda não deixou a sua marca, onde ainda não estragou.
Olhar o Sol, olhar o Mar, olhar o Campo, olhar os Animais, olhar o Céu, e apreciar,sentir prazer, sem pressa, sem ideias pré concebidas. Apenas olhar e desfrutar.

1 comentário: