terça-feira, 1 de setembro de 2009

A velhice



Hoje li uma noticia que me chocou imenso.
Descobriram uma idosa com um filho deficiente profundo, que eram mantidos em cativeiro por dois homens familiares, supostamente um deles seria filho dessa senhora.
Viviam nas piores condições possíveis, como escravos sem as mínimas condições básicas.
E apenas para lhes ficaram com os cheques da reforma e da invalidez. O mais certo é serem uns míseros Euros.
É simplesmente abominável.
Quando vale uma vida humana? Quando vale o sofrimento de uma pessoa?

Na semana passada quando descia as escadas para o Metro, na estação do Marques de Pombal, qual não foi o meu espanto quando duas senhoras idosas discutiam , porque ambas mendigam e ambas querem estar naquele local, que aparentemente é pequeno para as suas.
E uma dela gritava, "Eu também sou humana! Eu também tenho direito!"
Direito a pedir? Meus Deus, o mundo está todo errado!
Aquela senhora tinha direito sim, a estar em casa , a ser bem tratada, a comer e a descansar, com cuidados de saúde e a receber carinho e amizade.
Aquela senhora e todas as outras, bem como homens e crianças e jovens, todos têm direitos.
Foi das primeiras coisas que aprendi no liceu, as pessoas têm direitos.
Então o que se passa neste mundo onde se comentem crimes contra a humanidade que ficam impunes.
E ninguém faz nada? E as pessoas aceitam isto tudo? E hoje estão chocados,e amanhã já se esqueceram?
Nas crianças e nas pessoas idosos acho intolerável e inaceitável qualquer tipo de violência ou de privação.
A sociedade não deveria permitir e o Estado devia assegurar as necessidades básicas de qualquer pessoa.
Simplesmente não é aceitável isso não acontecer e enquanto assim for tenho a certeza que vivemos num país de terceiro mundo onde imperam os interesses e a sede pela riqueza e pelo poder, a qualquer preço.
O meu sonho é um dia viver num país melhor, num mundo melhor, pois todos merecemos isso.
E é possível.

2 comentários:

  1. Ana,

    Nós que moramos aqui no lado pobre do mundo, nem sequer imaginamos que tais coisas pudessem acontecer na Europa!

    O homem parece mesmo o lobo do homem...

    Abraços, flores, estrelas.


    Adoro teus comentários deixados no blog Mude!

    De verdade!!!

    ResponderEliminar
  2. Realmente, não são cenas de um Pais da linha da frente, (ou pelo em vias de), mas elas existem aqui e em todo lado.
    Acabaste de descarregar a mágoa que a situação provocou, agora deixa-a navegar...
    Bjs
    NMR

    ResponderEliminar